Mitos do Relacionamento

Por Camila Helena

Por Camila Helena 11/08/2021 - 18:50 hs

Informações sobre relacionamento saudável e princípios básicos necessários para que uma relação afetiva funcione é pauta constante de diversos blogs e publicações.

Entretanto, muitos mitos ainda permeiam o universo amoroso, trazendo muitas vezes percepções erradas da realidade, criação de expectativas irreais, atrapalhando assim, o fluxo natural das coisas.

Portanto, neste texto, quero trazer alguns mitos comuns a respeito dos relacionamentos, para assim, desmistificar o Amor e trazê-lo para o campo da realidade e da possibilidade.

1- Os opostos se atraem!

É claro que dentro de uma relação sempre irão existir diferenças, mas coisas como valores e visão de mundo, quando são muito distintas, acabam, sobretudo a longo prazo, sendo empecilho para a manutenção do relacionamento.


2- O amor é sempre tranquilo, romântico e leve!

Amar alguém e permanecer ao lado dessa pessoa exige investimento pessoal e muitas vezes conversas e discussões para criar o espaço de cada um e gerar uma relação na qual ambos estejam presentes em autenticidade. Senão, muitas vezes o que irá prevalecer é a relação de poder, de um sobre o outro.

3- Ciúme é o tempero do amor!

Essa afirmação pode ser extremamente nociva, já que por ciúmes, muitas vezes a pessoa irá agir de maneira agressiva e desrespeitosa com a outra, tentando controlá-la. Por isso, é sempre importante lembrar que o ciúme é sinônimo de insegurança e representa que algo precisa ser trabalhado internamente na pessoa que sente ou na relação.


4- Só o amor basta!

Para além do amor, é preciso também cultivar o respeito, a confiança, o companheirismo e a reciprocidade, sem isso, o amor não tem como se sustentar por muito tempo.

E aí, qual desses mitos está atrapalhando o seu relacionamento? Se quiser, me conta aqui nos comentários.

E lembre-se: desconstruir ideias errôneas e pré estabelecidas da nossa cultura, nos ajuda a estabelecer relacionamentos mais saudáveis e prazerosos com o parceiro, sobretudo a médio e longo prazo.

Até a próxima!

Forte abraço!